Para garantir a viabilização das atividades programadas, visto que se trata de um evento com prazos e especificidades que não são atendidas pelos editais públicos, será cobrada uma taxa para publicação, usada para confeccionar o material do evento e proporcionar agilidade nas publicações. Essa taxa vai ser administrada pela Editora Criação com as seguintes finalidades: confecção de bolsas; impressão de pastas, de rascunhos, da programação, do caderno de resumos; e da editoração, revisão e impressão dos anais/livro com textos do/as participantes.
Não serão, sob hipótese alguma, aceitos trabalhos submetidos fora do prazo informado, salvo em caso de eventual prorrogação. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais problemas técnicos enfrentados (operacionalização do sistema, ausência de conexão de internet etc.) pelo/a proponente nos casos em que a submissão da inscrição se der em data e horário limites para o seu encerramento.
Há duas modalidades de inscrição para apresentação de trabalho: mesa-redonda (só para doutores/as) e comunicação (graduandos/as, mestrandos/as, doutorandos/as e doutores/as).
Este evento aceita propostas de trabalhos sobre a produção literária de autoria feminina em suas diversas abordagens historicamente construídas pela crítica literária feminista, pelos estudos comparados, pelos estudos de gênero, pelos estudos da autoria, pelas abordagens interdisciplinares envolvendo questões sexuais, étnico-raciais e de classe, pelo estudo das intertextualidades, da recepção e da adaptação de obras de autoria feminina, pelos estudos da produção teatral feminina, pelos estudos sobre as relações entre literatura e jornalismo, literatura e cinema, e literatura e outras artes, envolvendo ar tistas e intelectuais feministas. Além disso, estamos recebendo propostas sobre reflexões estéticas e ideológicas acerca de personagens femininas e narradoras construídas ao longo da história das artes e da literatura mundial.
O trabalho pode contemplar um dos eixos temáticos sugeridos:
1 - Abordagens contemporâneas da crítica feminista
2 - História da literatura de autoria feminina
3 - Resgate de escritoras silenciadas: brasileiras e estrangeiras
4 - A poesia de autoria feminina: do épico à resistência
5 - A modernidade e a pós-modernidade da lírica de autoria feminina
6 - Marcas estéticas da literatura brasileira de autoria feminina
7 - Os deslocamentos estéticos e políticos das escritoras afro-brasileiras
8 - Estudos acerca da sexualidade e do erotismo em textos de autoria feminina
9 - Abordagens queer em leituras feministas
10 - Teatro, feminismo e resistência
11 - Autoria feminina e suas relações com o pós-humanismo e o ecofeminismo
12 - Fronteiras do feminino: traduções e adaptações
13 - Feminismo e imprensa: espaços alternativos
14 - Escritoras de língua inglesa: identidades e deslocamentos
15 - Heranças femininas hispânicas: travessias e resistências
16 - Escritoras de língua francesa: horizontes feministas
17 - O imaginário literário das escritoras de Sergipe e de Cabo-Verde
18 - A autoria feminina em textos da Literatura infantojuventil
19 - Desafios do ensino de literatura pela crítica feminista
20 - Propostas de leituras literárias de autoria feminina
21 - Personagens femininas transgressoras
22 - Narradoras de histórias de resistência de mulheres
No ato de submissão do seu resumo, você deve anexar a taxa de publicação. Caso seja necessário, você terá sete dias para refazer o resumo, após o parecer de reformulação.
Só farão parte da programação deste evento, os resumos aprovados pelo Conselho Científico e que tiverem a taxa de publicação paga conforme a titulação do proponente e a data de inscrição.
A operação bancária pode ser feita por meio de depósito/transferência conforme sua formação acadêmica e a tabela de valores abaixo, na conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 3546-7
Conta: 53.447-1
CNPJ: 28.097.956/0001-72 (para transferência bancária)
Titular da conta: Editora Criação / Adilma Menezes Oliveira ME
TAXA DE PUBLICAÇÃO
Formação acadêmica |
VALOR com desconto até dia 30/04 |
VALOR com desconto até dia 31/05 |
VALOR da taxa até dia 30/06 (PRORROGADO) |
Doutores/as |
130,00 |
150,00 |
200,00 |
Doutorandos/as e Mestre/as |
100,00 |
120,00 |
150,00 |
Mestrandos/as e Graduados/as |
80,00 |
90,00 |
100,00 |
Graduandos/as - so podem os vínculados a projeto de pesquisa do PIBIC,PIBIT, ou PIBID e deve ter o orientador como coautor. O coautor deve pagar a taxa referente a mestre ou doutor. |
40,00 |
50,00 |
60,00 |
OUVINTE Aluno - anexe seu comprovante de matrícula regular na graduação ou pós-graduação de sua instituição. Professor - anexe seu vínculo de trabalho ou de pesquisador (grupo de pesquisa, entre outros) |
gratuito até limite de vagas |
gratuito até limite de vagas |
gratuito até limite de vagas SERÃO REABERTAS EM AGOSTO |
Atenção: NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE DEVOLUÇÃO DA TAXA DE IMPRESSÃO.
O comprovante de pagamento deve ser anexado no ato do envio da proposta de resumo neste site. Após do aceite do resumo e da confirmação do recebimento da taxa de impressão, será disponibilizada a carta de aceite e a inclusão do trabalho na programação do evento.
Normas para envio dos resumos
I – INSCRIÇÃO PARA MESA REDONDA
Prazo para envio de resumo e de proposta de mesa: até 16/06 - (Prorrogado até 30/06) ENCERRADA
As inscrições para mesa redonda só podem ser propostas por professores/as doutores/as.
Modelo de resumo de trabalhos para mesa redonda: Anexar em word a proposta: mínimo de 8 linhas (100 palavras) e máximo de 10 linhas (150), fonte arial, tamanho 10, espaço simples
Título: A RESISTÊNCIA FEMININA NA LITERATURA OCIDENTAL
Palavras-chave: (até 3 palavras).
Estrutura do resumo: O resumo deve ser bem objetivo, claro e direto. Faça um panorama de sua comunicação com tema, objetivo, recorte teórico, metodologia, corpus com dados da pesquisa de campo, ou obra analisada. Dê relevância a seu objetivo e ao campo teórico (crítica feminista, estudos de gênero, entre os próprios do evento) que será usado para chegar aos resultados desejados.
A inscrição para participar de mesa redonda pode ser avulsa. Nesses casos, a comissão organizadora formará as mesas, conforme a temática escolhida pelo/a participante.
Na hora da inscrição individual, o participante deve seguir os passos:
1) Anexe o comprovante
2) Digite o valor da taxa da sua modalidade. (informe 0,00 para inscrição UFS)
3) Digite o título do trabalho
4) Digite as palavras-chave (use virgula para separar)
5) Anexe o seu resumo em formato WORD
6) Anexe os dados da mesa redonda: título, coordenador e participantes (veja o modelo abaixo)
7) Seu recibo e sua carta de aceite ficarão disponíveis após a aprovação de sua proposta.
Modelo Resumo Individual
Esta palestra traz à tona reflexões acerca das possíveis historiografias de textos de autoria à margem do sistema literário. Pelas inovações dos estudos da crítica feminista, no primeiro momento, debatem-se abordagens ideológicas propostas para a revisão do conceito de cânone e de texto literário. Em seguida, ressalta-se a relevância das historiografias de escritoras excluídas como uma prática crítica inovadora. Por último, apresenta-se o modelo de resgate da obra de Alina Paim, feito por Elódia Xavier conforme suas historiografias do corpo e da casa. Metodologicamente, explora-se o conceito de flexibilização do cânone e resgate por Zahidé Muzart e Constância Lima Duarte; de corpo e casa de Elódia Xavier, entre outras teóricas feministas.
Modelo de proposta de mesa redonda
Título da mesa: Feminismos na literatura brasileira contemporânea |
Coordenadora da Mesa: Profa. Dra. Lúcia Zolin (UEM) |
Participantes: |
Trabalho: A estética poética de autoria feminina Autora: Profa. Dra. Anélia Pietrani (UFRJ) |
Trabalho: Os deslocamento das narrativa afro-brasileira contemporânea Autora: Profa. Dra. Vânia Vasconcelos (UNILAB-BA) |
Trabalho: A literatura erótica de autoria feminina Autora: Profa. Dra. Luciana Borges (UFG) |
Trabalho: As representações femininas do conto pós-moderno Autora: Profa. Dra. Lúcia Zolin (UEM) |
Atenção: Cada apresentação terá entre 15 e 20 minutos de duração. O tempo total da mesa será de uma hora e meia.
II – INSCRIÇÃO PARA COMUNICAÇÃO
Prazo para envio de resumo até 16/06 - (Prorrogado até 30/06) ENCERRADA
Público alvo para apresentação de comunicação: graduandos/as, graduados/as, estudantes de pós-graduação (estudantes de curso de especialização, mestrado ou doutorado), mestres/as e doutores/as.
As inscrições com apresentação de trabalho (comunicação) serão feitas pelo/a proponente pelo formulário do site, anexando o comprovante de pagamento de taxa de publicação.
Atenção: Os alunos da UFS terão suas taxas pagas pela Editora Criação, para isso anexar o comprovante de matrícula de 2019.1
Só pode haver uma apresentação por autor/a para esta edição.
Será aceita proposta de comunicação de graduando/a apenas em coautoria com a participação de um/a doutor/a ou mestre (sugere-se o/a orientador/a).
Cada trabalho submetido poderá possuir até, no máximo, 01 coautor/a, para os casos de graduando/a, mestrando/a ou doutorando/a.
Modelo de resumo: Formato da página do site, mínimo de 8 linhas (100 palavras) e máximo de 10 linhas (150), fonte arial, tamanho 10, espaço simples)
Título: A RESISTÊNCIA FEMININA NA LITERATURA OCIDENTAL
Palavras-chave: (até 3 palavras).
Resumo: O resumo deve ser bem objetivo, claro e direto. Faça um panorama de sua comunicação com tema, objetivo, recorte teórico, metodologia, corpus com dados da pesquisa de campo, ou obra analisada. Dê relevância ao seu objetivo e ao campo teórico (crítica feminista, estudos de gênero, entre os próprios do evento) que será usado para chegar aos resultados desejados.
Etapas do processo de inscrição
1 - Faça seu cadastro em "Inscrição";
2 - Para submeter sua proposta, entre no "Acesso do participante" e preencha os campos necessários, anexando a taxa de publicação. Depois confirme o envio;
3 - Em até sete dias, você receberá um e-mail informando se seu resumo foi aceito ou se precisa ser reformulado conforme as normas abaixo;
4 - Após aprovação, seu recibo e sua carta de aceite estará disponível em "Acesso do partipante".
Sobre o tempo de apresentação do trabalho
Cada comunicação terá até 15 minutos para apresentação oral por meio de slides ou leitura do texto.
OBS: As apresentações dos/as graduandos/as farão parte da sessão do PIBIC nos últimos dias do evento.
III – OUVINTE (Inscrição gratuita até limite de vagas - (SERÃO REABERTAS EM AGOSTO)
Prazo até dia 16/06 ou limite de vagas (300) (Prorrogado até 30/06)
As inscrições para ouvintes serão feitas pelo formulário por este site. Para validar sua inscrição preencha o formulário.
Público: graduandos/as, graduados/as, estudantes de pós-graduação (estudantes de curso de especialização, mestrado ou doutorado), mestres/as e doutores/as.
Cada participante poderá participar de um minicurso por dia de forma gratuita (Veja lista abaixo. Logo abriremos as inscrições por aqui).
O certificado deste evento será de 30 horas. Só será liberado para quem participar de, no mínimo, de 75% do evento.
IV – PARTICIPANTES DOS MINICURSOS gratuito até limite de vagas - As inscrições para assistir aos minicursos serão feitas separadamente até junho. (incrições em julho)
Minicurso 1
Poéticas da resistência na política da imaginação de poetas brasileiras e norte-americanas
Proponente: Profª. Anélia Montechiari Pietrani (UFRJ/NIELM/ GT A Mulher na Literatura)
Dia 14/08
Horário: 13h-17h
Local: A definir
Os limites de uma poética da resistência atravessam tanto o modo de resistência quanto o estilo de pensar a resistência. Essa discussão se acirra quando voz lírica e questões de gênero conjugam-se à visão da consciência e autoconsciência poéticas. No caso da poesia escrita por mulheres, especialmente, isso significa não apenas inventar ou reinventar assuntos e técnicas, mas também refletir sobre seu papel como poetas, bem como sobre a experiência social e cultural das mulheres, apreendidos nos pontos de vista, nas imagens, nas expressões formais, na linguagem. A autoconsciência poética não pode ser deixada de lado nas discussões sobre gênero na poesia. Ela é, de fato, o próprio material do poema. Este é precisamente o objetivo deste minicurso: mostrar a matéria e o material poético em textos de poetas brasileiras e norte-americanas, que reflitam – em seus modos e estilos – as poéticas da resistência como ação afirmativa de suas políticas da imaginação. O corpus literário será formado pelo projeto teórico e a prática poética de Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, Dinha, Angélica Freitas, Audre Lorde, Claudia Rankine, Adrienne Rich, Ana Cristina Cesar, Cecília Meireles e Sylvia Plath. O corpus teórico-crítico incluirá Figures of resistance, de Teresa de Lauretis (2007), Feminist theory across disciplines, de Shira Wolosky (2013), On resistance, de Howard Caygill (2013), e The limits of critique, de Rita Felski (2015).
Palavras-chave: Comparativismo. Escritoras norte-americanas. Escritoras brasileiras.
Minicurso 2
ORLANDA AMARÍLIS, VERA DUARTE E DINA SALÚSTIO: A TESSITURA DA ESCRITA DE AUTORIA FEMININA NA FICÇÃO CABO-VERDIANA
Ministrante: Profa. Dra. Lilian Paula Serra e Deus (UNILAB-BA)
Data: Dia 15/08
Horário: 13h-17h
Local: A definir
A escrita de autoria feminina, em especial, das escritoras cabo-verdianas Orlanda Amarílis, Dina Salústio e Vera Duarte contribui para a construção da identidade cabo-verdiana e caminha na direção da contestação da violação de direitos, sobretudo, da mulher. Objetiva-se perscrutar, a partir da tessitura da escrita de autoria feminina, a construção de uma literatura que, ao focar o olhar nas mulheres, para além de, inicialmente, rasurar o ideal colonialista, pautado em uma estrutura patriarcal, expõe, repisa, denuncia, e ressignifica a realidade das mulheres em contextos de opressão. Dessa maneira, a escrita de Amarílis, Duarte e Salústio irrompe as fronteiras cabo-verdianas para abarcar “vozes-mulheres” outras que, pelos caminhos da literatura, desconstroem violências estruturais e reconstroem identidades silenciadas.
Palavras-chave: Literatura cabo-verdiana. Autoria feminina. Orlanda Amarílis. Vera Duarte. Dina Salústio.
Minicurso 3
Florbela Espanca: uma leitura à luz da Escrita de Si
Prof. Dr. Jonas Jefferson de Souza Leite (UERN)
Dias 14 e 15/08
Horário: 17h-19h
Local: A definir
Os estudos sobre a Escrita de Si têm evidenciado que a dimensão artística e a dimensão biográfica, comumente separadas por correntes literárias ortodoxas, podem fazer parte de um mesmo influxo criativo. Partindo dessa premissa, propõe-se um minicurso que visa ler a obra de Florbela Espanca através do prisma da Escrita de Si, especificamente o Diário do Último Ano, de 1930.
Palavras-chave: Poesia portuguesa. Modernismo. Escrita de Si.
Minicurso 4
Elas escrevem o sexo: a ficção erótica de autoria feminina reunida em antologias de contos (1982-2012)
Ministrante: Profa. Dra. Luciana Borges (UFG/GT A Mulher na Literatura)
Dia 16/08
Horário: 13h-17h
Local: A definir
O minicurso discutirá a produção de textos ficcionais de temática sexual de autoria feminina, considerando a produção reunida em Antologias de contos publicadas no Brasil, a partir da década de 1980. Partindo de aportes teóricos dos estudos de gênero e feminismos, busca-se o entrecruzamento dos projetos literários dessas antologias às nuances do erotismo, pornografia e/ou obscenidade e considera-se que a escrita do erótico constitui ruptura e transgressão no que concerne ao deslocamento das mulheres de um lugar de objeto para um lugar de sujeito do sexo. Expressando por meio da ficção a constituição de personagens e seus desejos, que se manifestam em voz e corpo na narrativa, as autoras apresentam, portanto, uma nova uma linhagem de textos frente à tradição masculina.
Palavras-chave: Erotismo. Autoria Feminina. Contos. Antologias.